PodePeste #4 - Arte de rua

PodePeste entrevista Bros e Nomes

PodePeste vai até a 33crew, para conversar com Nomes e Bros, integrantes do coletivo, tentando responder a polêmica questão: grafite é arte?

Mário Miranda, artista que usa o codinome Bros, é Grafiteiro, Design e Tatuador profissional. Mário, que conheceu o grafitti em 2011 e iniciou suas práticas enquanto artista urbano. Formado como ilustrador profissional desde 2014. Em 2015, durante o curso de Comunicação Visual com gestão em Design Gráfico, foi nomeado um dos artistas urbanos do ano de 2015, pelo coletivo de grafitti 33 CREW, participando da exposição “Artistas do Ano”. Em 2016 iniciou trabalhos de pinturas digitais, dando continuidade a seus estudos.


 

IMAGEM DE FUNDO

 

Prateleiras da 33Crew, no centro do Recife.

A 33Crew é um grupo de grafite do Recife que reúne artistas de diferentes estilos, homens e mulheres, entre eles tatuadores, grafiteiros, designers e ativistas engajados em movimentos sócio-culturais. Atua de diversas formas na cena artística local, com intervenções independentes, organização de eventos e apoio a ações de outros grupos.

Já André, que assina como Nomes, estuda Design Gráfico e segue como escritor apaixonado de Throw-ups*, Wildstyle* e arrisca personagens vetorizados, iniciou seus trabalhos em 2001 com a Aerografia e em 2002 já estava nas ruas.

A conversa passa por questões como a relação entre Pixo e Grafite, explica seus conceitos, o que seria a Street Art e o enquadramento dessas formas de expressão no conceito formal de arte, fala também sobre o peso de questões como o elitismo e racismo no reconhecimento desses movimentos. No decorrer do papo surge o nome de artistas destacáveis como Cripta Djan e Axel Void.

Se perdeu em alguma referência dada no programa? Se liga que a gente te explica!

PodePeste

Recomenda

Bros

Ilustrador, artista, tatuador, desenhista, designer, nosso entrevistado (link)

Nomes

Grafiteiro, artista, designer, nosso entrevistado (link)

PIXO

Documentário de Roberto T. Oliveira (link) 

 

The Get Down

Série da Netflix (link)

Cripta Djan

(link)

Axel Void

Grafiteiro estadunidense radicado na Espanha (Link)

Vhils (Alexandre Farto)

(link)

GALERIA DESTA EDIÇÃO